sexta-feira, 8 de abril de 2016

Deuses e deusas, protejam os jornalistas!


Então veio o sete de abril, incensado como o dia do jornalista. Passou meio batido em meio a um dia estressante de trabalho. Mas, no final do dia, desavisada, acabei assistindo o RBS Notícias, da rede RBS, para dar uma espiada sobre como estava se fazendo o jornalismo, naquele dia tão especial. Foi como um balde de água fervente no cangote.

Uma reportagem em particular tirou-me o chão dos pés. Era sobre a superlotação dos hospitais em Joinville. O repórter mostrou o problema de falta de leitos, gente nos corredores, aquele drama de sempre. Mas, o surpreendente veio ao final. Quando enfim pensei que viriam em destaque os motivos daquilo ali, assomam os entrevistados. Um deles, representando o hospital, dizia que a superlotação era devido ao fato de que as pessoas estavam com medo da gripe A e, portanto, procuravam o hospital para consulta. Ora, por favor!

Depois, o ápice. Aparece uma mulher, não sei se da secretaria de saúde, alguma coisa assim. E a pérola maior. “As pessoas não devem procurar o hospital. Devem procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa”. SEM OR!!!! Quem no mundo, ao sentir-se doente, procurou um posto e encontrou um médico na hora? Creio que é algo raro de acontecer.

Certa vez, em 2008, eu quase morri por septicemia. Estava com uma infecção generalizada  e já tinha passado por 12 médicos - entre posto de saúde e UPA . Quando enfim, vencida, tive de ir a um médico particular, ele me disse, com todas as letras: quando estiver doente mesmo, procura o hospital, lá pelo menos tu vai ser atendida e fazer exames. É uma técnica de sobrevivência nesse mundo de caos que é a saúde. O sistema de Posto de Saúde funciona bem se a gente consegue se agendar, fazer consultas preventivas. Mas, na hora da doença mesmo, não dá pra contar. Qualquer um sabe disso. Que fique claro, o SUS é o melhor sistema do mundo, mas que tem problemas, tem. No geral, é por que não há o investimento necessário. Coisa complexa...

Mas, a reportagem da RBS encerrou aí. Então, o que fica é o seguinte. Os hospitais estão lotados porque as pessoas são histéricas e procuram o hospital por qualquer coisinha. Que elas devem ir ao posto de saúde, que lá haverá alguém para atender. Pode?

Desliguei a Tv e fui acender um incenso para Saraswati e São Francisco de Sales, respectivamente a deusa indiana, protetora da escrita e do conhecimento e o santo cristão, padroeiro dos jornalistas.  Ó deuses e deusas, protejam os bons jornalistas.. Eles devem andar por aí....