quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Hugo Chávez e Adelmo Genro Filho




















Com informações de Roseméri Laurindo e Agência Bolivariana de Notícias.







O comandante da revolução bolivariana Hugo Chávez era um homem que pensava o mundo de maneira crítica e seu sonho era o avanço para o socialismo. Não foi sem razão que tão logo assumiu o governo na Venezuela iniciou um trabalho de edição de livros. Ele queria que seu povo fosse leitor voraz, como bem ensinava o educador caraquenho Simón Rodríguez. E, assim, ao longo de todo o governo de Chávez (e ainda hoje), a Venezuela editou centenas de títulos importantes, entre livros de história, ciência, literatura e outros de assuntos específicos. Muitos desses livros eram simplesmente colocados à disposição, gratuitamente, ou então vendidos a preço muito baixo.

Dentre  os títulos que foram editados para que a gente venezuelana começasse a pensar o mundo criticamente está o “Segredo da Pirâmide”, do gaúcho Adelmo Genro Filho. Nesse livro ele apresenta uma teoria do jornalismo a partir da abordagem marxista e mostra como pode ser possível produzir uma notícia sem cair na lógica da ideologia e da manipulação. Narrar a partir da singularidade do fato, mas de tal maneira que o leitor possa entender a universalidade, ou seja, todo o contexto e atmosfera onde o fato se desenrola.

Na Venezuela, o livro foi editado em 2010, com o título “El secreto de la pirâmide”. O jornalista Hernán Carrera, da Agência Venezuelana de Notícias, apresentou a publicação durante a cerimônia de relançamento da AVN, no lindo teatro Tereza Carreño, afirmando:  “É um livro dos bons, dupla e triplamente bom. Mostra os relevos da geografia da realidade, os caminhos subterrâneos por onde anda a concepção dominante, as cordilheiras, as quais precisamos cruzar para fazer do jornalismo um serviço, e para colocá-lo a serviço dos povos. Cordilheiras essas que são altas, abruptas, sem dúvida, mas que também são possíveis de ultrapassar”.

O livro de Adelmo foi lançado na Venezuela justamente para que a população pudesse compreender as armadilhas do jornalismo praticado pelos grandes meios, naqueles dias (e ainda hoje) vivendo uma espécie de guerra contra o governo de Chávez. Falando sobre o trabalho do teórico brasileiro, Carrera fez questão de sinalizar que Adelmo não concebia um jornalismo de complacência , nem com o capitalismo, nem com o socialismo, nem mesmo numa sociedade sem classes. “O jornalismo, para Genro é algo que precisa ser incômodo e o jornalista, um incomodador por ofício”.

O companheiro venezuelano entendeu a mensagem e os que seguimos as pegadas de Adelmo fortalecemos nossa compreensão sobre como deve ser praticado o jornalismo.


Adelmo vive! Está na prática mesma desse ofício tão apaixonante que é narrar a realidade na sua totalidade!


Medalha Zumbi dos Palmares





















Homenagem e luta, sempre.

A honraria, concedida pela Câmara de Vereadores de Florianópolis, foi instituída pelo primeiro vereador negro da casa, Márcio de Souza, e homenageia as pessoas que se destacam na luta contra o racismo, a discriminação e na luta pela cultura popular. Assim, todos os anos, aquela que deveria ser a casa do povo todos os dias, se enche de gente para reivindicar uma vida boa para todos, sem discriminação. 

Esse ano, o vereador Lino Peres, em reconhecimento a intensa e dolorosa luta do povo Guarani pela demarcação das suas terras, indicou o nome da Cacica Kerexu Yxapyry, da comunidade do Morro dos Cavalos. Segundo ele, homenagear essa mulher de garra e firmeza, é também apontar para a sociedade a necessidade de se reconhecer a terra indígena e o direito dessas famílias de viver em paz no seu território.

Nos últimos anos, a comunidade da aldeia Itaty tem sido alvo de sistemática campanha discriminatória e racista por parte de alguns meios de comunicação e famílias da região. A Cacica Kerexu já foi ameaçada de morte várias vezes, a aldeia já foi invadida e o medo ronda a aldeia cotidianamente. Mas, apesar de tudo isso, os Guarani resistem e insistem em lutar pelo território que lhes é de direito.

A homenagem à cacica, num espaço quase sempre reservado ao negro, abre também uma vereda para que se pense a tragédia vivida pelos povos originários, irmãos na dor com as comunidades que foram escravizadas, raptadas de suas terras e trazidas à força para a América. Esses dois povos tem, na verdade, uma história entremeada por violência, dor e destruição.  Por isso, esse ano, a entrega da medalha Zumbi dos Palmares foi um momento único. Entre vários negros e negras que se destacam na luta contra o racismo e pela valorização da cultura brasileira, ali estava, ornada com flores e delicadezas, a guerreira Kerexu, filha originária dessa terra.

No plenário, seus parentes, meninos, meninas e jovens, acompanhavam orgulhosos. E de suas mãos brotavam os cartazes contra a PEC 215 que pretende mudar a Constituição entregando para as mãos dos deputados a tarefa de demarcar terras, um desejo dos latifundiários para se adonar do território indígena. A luta contra a PEC é a batalha mais dura dos povos originários esse ano e os Guarani do Morro dos Cavalos tem sido incansáveis na peleia.

Irmanadas com o povo negro, as gentes originárias sabem muito bem o que é o racismo e a discriminação. Juntos, eles caminham, tecendo dia a dia o difícil manto do bem-viver. Foi uma tarde memorável, misturada de Axé e de Eco Porã.



quarta-feira, 18 de novembro de 2015

A batalha da Ebserh





















Alunos e professores da Medicina dispensados e os velhos militantes fazendo a luta como sempre.

Dispensados das aulas pelo coordenador do Curso de Medicina, estudantes e professores acorreram ao hall da reitoria da UFSC para defender a adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Argumentavam que era isso, ou o fechamento de vários setores do hospital, inclusive o da emergência. Essa possibilidade estava sendo difundida à exaustão no curso como uma espécie de chantagem, e não como um argumento sólido. Setores iriam fechar porque 130 funcionários serão demitidos, já que não é mais possível contratar por fundação. Por conta da criação da nova estatal de direito provado, o governo insiste que as contratações sem concurso público só podem ser feitas pela EBSERH. Mas, em nenhum momento os dirigentes do Curso de Medicina colocaram as possibilidades e as ações que já poderiam ter sido feitas para garantir a contração de trabalhadores.

Segundo o professor Irineu Manoel de Souza, que participou como membro de uma comissão que realizou um diagnóstico sobre o HU no início da gestão das atuais reitores Roselane e Lúcia, muitos caminhos poderiam ter sido trilhados para impedir que se chegasse a dezembro desse ano nessa encruzilhada. São eles:

1. Cumprimento do Decreto Nº 7.232, DE 19 DE JULHO DE 2010. Este decreto concede autonomia às universidades para abertura de concurso público visando a reposição de vagas geradas por aposentadorias, demissão, exoneração ou morte de servidores.

2. Contratação de profissionais da área da saúde para os Hospitais Universitários com base no inciso IX do art. 37 da Constituição Federal. Esse inciso possibilita a “contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”;

3. Reposição dos cargos vagos anteriores ao ano de 2010 não considerados no banco de equivalência; transposição dos cargos extintos por cargos de níveis equivalentes, de acordo com a Lei no 11.091/2005.

4. Os recursos para o pagamento de pessoal e manutenção dos hospitais deverão ser assegurados na LDO - Lei de Diretriz Orçamentária e na LOA - Lei de Orçamento Anual, com base na constituição federal.

Mas, ao que parece, as coisas foram deixadas como estavam para que, agora, dias antes da demissão dos 130 trabalhadores, a EBSERH fosse empurrada de goela abaixo.

Não bastasse os caminhos legais que existem e deveriam ter sido trilhados há o recurso político. Se o estado inteiro usa os serviços do HU, prefeitos, vereadores, deputados e governador deveriam ter sido mobilizados para que o governo garantisse os novos concursos para o HU, bem como os recursos na LDO. Nenhum ato nesse sentido foi feito.

Agora, os setores de direção do HU e do Curso de Medicina apavoram a população e os estudantes com a possibilidade do fechamento de setores. Esse fechamento pode acontecer? Sim, pode. Pois, como já mostramos, as ações que evitariam o caos não foram tomadas, ainda que, por anos, professores, trabalhadores e militantes do Fórum Catarinense em Defesa do SUS e contra a privatização da Saúde tenham apontado as saídas e as soluções.

No dia de ontem, tudo estava armado como uma batalha. Os estudantes de medicina com os tambores, os professores com seus sorrisos, os dirigentes do HU tutelando os manifestantes do “sim”. E, de outro lado, os defensores da manutenção do HU sob a responsabilidade da UFSC, 100% público. Gritos de sim de um lado, gritos de não do outro. Num primeiro momento os da medicina em maioria, até porque foram recrutados pelo diretor do Curso.

Esses são momentos ímpares, pois se pode ver como as reações sobre as manifestações tem classe e tem partido. A gritaria dos jovens de branco era vista com alegria pelos professores do curso de medicina e alguns funcionários do HU. Eles dançavam ao som dos tambores e aplaudiam, sorridentes. Dentro do Conselho, o sentimento era o mesmo. Aquele era um protesto legítimo. E por quê? Em que medida tinha mais legitimidade do que o dos defensores do HU público?

O fato é que quando o protesto é de alunos negros, ou surdos, ou economicamente empobrecidos, ou que defendam o público, a coisa muda de figura. Não há risos nem aplausos. Eles incomodam e são ignorados, quando não rechaçados pela segurança.

Mas, nessa terça-feira, o protesto parecia agradar. Tudo estava tenso, pois essa foi a primeira vez que os alunos de medicina vieram para um manifesto. Enquanto que os defensores do HU 100% público estão nessa batalha há anos. Foram formados dois grupos bem distintos, com troca de palavras de ordem. A porta do CUn foi trancada pelos estudantes e os conselheiros tiveram de entrar pela porta lateral. Quando a sessão já ia começar chegou um reforço de peso: os trabalhadores do campo da saúde estadual e os militantes externos do HU 100% público. Nessa hora o grito de “sim à EBSERH” foi abafado.

Quando a sessão começou a tensão cresceu, mas em poucos minutos o relator do processo colocou água fria na fervura. Alegando que a reitoria não tinha respondido os questionamentos que fez, apontou que não poderia finalizar o parecer. Sem as respostas, sem parecer. Os alunos da Medicina imediatamente se desmobilizaram, mas os defensores do HU 100% público ficaram até o fim. No conselho, o debate acabou se centrando sobre o fato de o coordenador do curso de Medicina ter usado o cargo administrativo para garantir a pressão sobre o Cun. Segundo o conselheiro Paulo Pinheiro Machado isso abre um precedente perigoso: “os alunos organizados, os sindicatos, os movimentos tem toda a legitimidade de fazer suas lutas. Mas um dirigente não pode usar do cargo para vir pressionar o conselho”.

O professor Maninho, buscando defender o curso de Medicina, chegou a chamar de “animais” os alunos que estavam na porta do conselho, no que foi lembrado por uma conselheira estudante de que os que estavam bloqueando a porta eram os “brutamontes da Medicina”, classificando ainda de “assédio” o que havia acontecido no curso.

Apesar de esquentados os ânimos no CUn o tema não prosperou e nova sessão será chamada para discutir a adesão ou não à EBSERH. Sempre é bom lembrar que a administração realizou uma série de debates no campus e ainda um plebiscito para saber a opinião da comunidade. O resultado foi de 70% não à adesão, tendo o não ganhado, inclusive, no Centro de Saúde, onde fica o Curso de Medicina.

Para a sociedade catarinense o que fica é a sensação de que ou se entra na lógica da empresa estatal de direito privado gerindo o HU, ou ele fecha setores. Isso é uma meia verdade. A adesão à EBSERH só acontece nas administrações que não querem atuar politicamente para garantir os recursos. É mais cômodo abandonar o HU nas mãos de “gestores” que administrarão o hospital a partir de metas, como se esse fosse uma empresa, tendo de dar lucro. Ora, o custo com a saúde da população não é despesa. É investimento e é direito constitucional.

Como lembra o professor Irineu, a adesão à EBSERH, empresa público de direito privado, além de ser inconstitucional, significará que a UFSC estará atestando que não possui competência para administrar o HU (hospital Escola). E, mais do que isso, a entrada de uma empresa na administração do HU transformará o mesmo numa fábrica de doenças em vez de espaço de ensino e saúde.


Essa é a batalha. 

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Cacica Kerexu Yxapyry recebe medalha Zumbi dos Palmares






 

 Texto produzido pela assessoria do vereador Lino Peres

A cacica Kerexu Yxapyry (Eunice Antunes), da Terra Indígena Itaty, no Morro dos Cavalos (Palhoça/SC), receberá da Câmara Municipal de Florianópolis a Medalha Zumbi dos Palmares, por iniciativa do mandato do vereador Lino Peres. A Sessão Solene será nesta quarta-feira, 18, às 16 horas, no Plenário da Câmara.

A Medalha Zumbi dos Palmares homenageia pessoas e entidades que realizaram relevantes trabalhos ou destacaram-se no combate a qualquer tipo de discriminação e preconceito, na defesa dos princípios fundamentais da Constituição Brasileira e na promoção da vida, e integra a semana alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro). 


A trajetória de Kerexu Yxapyry é resultado da ação de uma mulher guerreira, que, nos caminhos tortuosos da vida, obteve formação - concluiu o curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica - e hoje está conduzindo seu povo Guarani na conquista dos direitos e da dignidade, sejam direitos territoriais, de educação e o direito de defender e possuir a cultura Guarani. 


Em fevereiro de 2012, a homenageada foi eleita para o cargo de cacica da Terra Indígena Itaty. As eleições nas aldeias Guarani Mbya são feitas através da votação da comunidade, incluindo homens, mulheres, idosos, adultos, jovens e crianças. As primeiras ações como cacica foram dedicadas à questão da terra, bandeira que mobilizou sua eleição. Os Guarani têm sido alvo de uma disputa feroz por terras, contexto que em Santa Catarina atinge também a comunidade que vive em Morro dos Cavalos.


As ameaças que Eunice recebe até hoje começaram depois de assumir o cargo. As intimidações e violências consistem em diversos telefonemas anônimos advertindo sobre a intenção de colocar fogo em sua casa e nas de outros líderes e professores indígenas. Mesmo assim, ela e a comunidade continuaram com a luta.


No ano de 2013, houve várias manifestações de cunho racista, organizadas por pessoas e movimentos contrários à demarcação e homologação das terras indígenas, que, por não conseguirem barrar o processo nas esferas administrativas e judiciais, iniciaram ameaças e agressões, espalhando boatos para incitar os contrários à posse das terras pelos indígenas. Em 19 de fevereiro de 2013, a adutora de água que abastece a comunidade foi destruída por 38 cortes. Em janeiro de 2014, a comunidade indígena sofreu mais uma violência: novamente a adutora de água que abastece a comunidade indígena foi cortada, fato que se repetiu em 15 de dezembro de 2014.


No início de 2015, as ameaças de morte e a perseguição à cacica reiniciaram com grande intensidade, movidas pela decisão judicial que reconheceu a terra como sendo dos Guarani. Nos últimos meses, depois de episódios de graves ameaças contra moradores da aldeia, Eunice teve que registrar Boletins de Ocorrência. Apesar das ameaças, ela permanece firme no propósito de ver a terra indígena garantida para o seu povo.


Por esses motivos, a cacica Kerexu Yxapyry se destaca no combate à discriminação e ao preconceito contra a comunidade a qual pertence e, portanto, na defesa e na promoção da vida, o que lhe torna merecedora da Medalha Zumbi dos Palmares. 


O vereador Lino Peres destaca o simbolismo desta homenagem na Câmara Municipal da capital de Santa Catarina, estado que tem se notabilizado pelo sistemático ataque aos direitos indígenas e quilombolas. Têm sido frequentes as ações contra a demarcação das terras indígenas, agora ainda mais ameaçadas pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, elaborada na Câmara dos Deputados, que propõe alterar a Constituição para transferir ao Congresso a decisão final sobre a demarcação de terras indígenas, territórios quilombolas e unidades de conservação no Brasil. Atualmente, somente o Poder Executivo, munido de seus órgãos técnicos, pode decidir sobre essas demarcações.


 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Os Estados Unidos, o capitalismo, as mentiras e as verdades



Difícil tarefa de ver o que se esconde

Na contemporaneidade vários são os exemplos de mentiras deslavadas produzidas pelo governo dos Estados Unidos para respaldar ataques contra outros países. A mais conhecida diz respeito as falsas denúncias de armas químicas de destruição em massa do Iraque. Esse foi o motivo - inventado - que levou à invasão do território iraquiano em 2003. Outro engodo foi o 11 de setembro, quando derrubaram as duas torres do World Trade Center, o qual várias fontes alegam que foi uma grande armação dos serviços secretos estadunidenses para legitimar a invasão do Afeganistão. Sempre bom lembrar que tanto Sadam quanto Bin Laden eram amigos dos EUA, cria deles, inclusive, tendo sido treinados para defender os interesses dos Estados Unidos no lado oriental. 

Mentiras também foram usadas durante a guerra do Vietnã, com informações falsas sobre os "inimigos" bem como sobre o papel que os EUA desempenhava no conflito. Na verdade, os EUA atacaram o país apenas para barrar o que chamavam de "ameaça vermelha", o comunismo, o que seria ruim para seus negócios. Mentiras sobre Cuba, sobre a Venezuela, sobre o Chile.

Em 1898, quando reivindicava o que acreditava serem os seus direitos sobre Cuba à Espanha, os Estados Unidos chegaram a explodir seu próprio navio, o USS Maine, que estava ancorado em Havana, matando um terço da tripulação. E foi justamente a comoção pelas vítimas que fez com que a população aprovasse a guerra contra a Espanha. Tal como aconteceu no 11 de setembro que resultou em ataque imediato ao Afeganistão, como "resposta" ou vingança. 

Na atualidade, com a desestabilização criada no Oriente Médio, os Estados Unidos criaram - via mídia  - a figura do terrorista árabe, a qual tem servido de desculpas críveis para novas invasões e ataques. 

Ninguém é bobo de achar que os árabes são bonzinhos, coisa que nem asiáticos, nem americanos, nem qualquer outro representante do gênero humano é, por excelência. Existem os que são bons e os que se prestam às maldades mais atrozes, em qualquer etnia. Se temos o ISIS, temos também Guantánamo.  Mas, a ideologia produzida sistematicamente pelos meios de comunicação a serviço do governo imperial têm transformado qualquer árabe em inimigo. Exemplo mais recente foi o incêndio de um centro de refugiados na França, logo após o ataque terrorista em Paris, no qual, de maneira surpreendente, foi encontrado um passaporte sírio. Isso mostra o quanto as técnicas de mentira e de ideologização da realidade vão sendo copiadas pelos países que conformam o bloco do G-8, que são os que mandam no mundo. Imaginem que cabeça essa do terrorista que vai explodir uma multidão, passando primeiro em casa para pegar o passaporte, que servirá de prova sobre quem ele é. Ah, tá! 

O fato é que quase nada do que acontece no mundo é verdadeiro. No geral, o que aparece não é o que é de verdade. Mentiras, artimanhas, enganos, trapaças. Isso cabe a nós aqui no Brasil também, com coisas como a acusação de que os indígenas são o atraso do país, ou o crime da Samarco ou o incêndio na Chapada Diamantina. Sempre há que procurar o que está por trás das palavras, o que está por trás dos fatos. E se a pessoa apurar melhor as coisas vai logo perceber que tudo tem a ver com interesses financeiros de alguns poucos grupos, os quais tomaram de assalto os governos dos países, passando a agir com desenvoltura, destruindo vidas e mundos, sem qualquer compaixão.

Não é sem razão que os garotos e garotas que são recrutados pelo grupo extremista que se autodenomina Estado Islâmico, abandonam tudo para vivenciar a violência mais voraz. Eles geralmente são vítimas dessa violência, ou seus pais e avós. E, ao final, são encantados pela ideia da beleza da barbárie, cometendo atrocidades múltiplas e divulgando-as mundialmente como grandes feitos. E por que não seriam, se a barbárie é a que parece sempre vencer?

Hoje, dias depois dos atentados na França, ainda reverberam as discussões nas redes sociais sobre a colonialidade da dor. Afinal, a apresentadora da Globo chora pelo franceses (europeus, brancos), mas não chora pelos palestinos (semitas, morenos) que são bombardeados todos os dias desde 1947 ou pelos mortos de Bento Rodrigues. E ainda há os que dizem que não há hierarquização na tragédia. 

Mas, isso também é uma maneira de tentar tapar a realidade. Há hierarquização sim. Noam Chomsky, que é um teórico estadunidense, já mostrou como isso é real no seu lindo livro "Os guardiões da liberdade". Quando a vítima é aliada dos donos do mundo, a sua dor é viralizada, divulgada à exaustão. Mas, se a vítima é inimiga do donos do mundo ou se lhes é indiferente, então a sua dor cabe numa nota de rodapé, ou é simplesmente ignorada como acontece com os horrores perpetrados pelos capitalistas na África, ou na Ásia, ou na América Central ou mesmo no centro dos seus mundos.

O fato é que quando cai uma vítima do sistema, ela precisa mesmo ter sua tragédia escondida, para que não se gere a consciência de classe. Já quando quem tomba é do alto da pirâmide a coisa muda de figura, cria-se a ideia de que somos todos iguais na dor. Não somos. Nem na alegria, nem na dor, nem na vida mesma.

Então, não é de estranhar para nada que o facebook, esse projeto de emburrecimento e alienação, coloque a bandeira da França para customizar as fotos, e não coloque a da Palestina. Porque esse sistema de comunicação massiva é de propriedade do sistema. Seria mesmo um absurdo que ele se preocupasse com a dor dos pobres. Por isso parecem-me incognoscíveis as reclamações que se fazem na rede. Será possível que as pessoas não percebam isso?

E desse modo vamos caminhando com as caras enterradas nos celulares "espertos" conectados a uma realidade falseada.

Enquanto isso na realidade das gentes empobrecidas, bem aqui no nosso quintal, crianças e adolescentes ocupam escolas para que elas não fechem. Levam porrada, veem seus professores sendo brutalmente agredidos pela polícia que deveria protegê-los, mas não arredam pé. E de maneira subversiva vão usando o grande irmão, o facebook, para difundir sua luta. Só que, como não poderia deixar de ser, obscurecidos pelos mais variados espetáculos cotidianos que ganham todo o foco do sistema. 

Essa é a vida, nossa ordinária vida. A luta de classes que não cessa.   

CUn discute a Ebserh



Nessa terça-feira, dia 17 de novembro, o Conselho Universitário finalmente vai discutir os destinos do HU. Depois de um plebiscito realizado na instituição, e que deu vitória para a não adesão ao sistema da Fundação Privada, é hora de o conselho superior da UFSC homologar esse resultado. Esse, é claro, seria o melhor dos mundos, mas ninguém sabe se será assim. Comunidade se mobiliza, a partir das 13h e 30min, na reitoria.

A velha chantagem de que "se não privatizar o HU vai fechar", já há tempos circula pelo campus, sendo pregada pelo diretor geral do hospital, bem como pelos médicos e diretores de unidade. Segundo eles, por determinação do Ministério Público, os 134 trabalhadores que ainda estão contratados pela Fapeu, já receberam o aviso prévio e devem ser demitidos no mês de dezembro. Com isso haverá um déficit significativo no quadro de trabalhadores, o que implicará no fechamento de alguns serviços.

Em correspondência aos membros do Conselho, o professor Carlos Pinheiro, da Pediatria do HU, insiste que com a falta desses trabalhadores as escalas de serviço de setores como a emergência, centro obstétrico, UTIs e neonatal estarão prejudicadas e isso pode provocar um "verão caótico" para a sociedade.

Esse é um tipo de argumento que tem se configurado como uma espécie de terrorismo, já que a sociedade catarinense sabe muito bem que no caso na saúde pública, o HU representa um porto seguro para os doentes de todo o estado. É ali que vão parar as ambulâncias de quase todas as cidades de Santa Catarina, bem como é ali que os florianopolitanos encontram abrigo na dor, com mais de 25 mil atendimento ao mês.

Quem trabalha na UFSC sabe muito bem que as medidas para "salvar o HU" não foram tomadas justamente para que, agora, seja jogada na conta dos que lutam contra a privatização, a responsabilidade sobre a abertura ou o fechamento dessas alas. Ora, isso é uma manipulação violenta dos fatos.

Durante anos o Fórum Estadual que articula entidades e lutadores sociais na defesa do HU 100% público vem apontando a necessidade de a administração central estabelecer parceria com os municípios e o com o governo estadual para garantir a contratação de novos trabalhadores via concurso público. Uma luta coletiva envolvendo todas as forças políticas do estado, juntamente com as forças populares, certamente já teria garantido a contratação, uma vez que a adesão à EBSERH não é uma obrigatoriedade. Isso significa que o governo é quem tem a obrigação de oferecer as condições para o bom funcionamento do hospital que é um hospital-escola. Mas, sem pressão da sociedade o governo fica bem quietinho, esperando o caos.

A luta contra a privatização foi tão intensa e apontou tantos caminhos que a própria administração Roselane/Lúcia decidiu pelo plebiscito. A votação foi feita e mais de 70% da comunidade disse não. Apesar da sempre manipuladora campanha da mídia comercial, que insiste em reproduzir os argumentos de que ou privatiza ou o HU fecha, aqueles que trabalham e vivem na universidade sabem que a privatização em vez de melhorar, só piora. Não são poucos os relatos dos hospitais já privatizados sobre o desastre que tudo está sendo.

Não queremos isso para o HU.

Agora, passadas as eleições para a nova administração da UFSC, o tema finalmente volta ao CUn. Justamente num momento em que ainda estão muito a flor da pele as mágoas, ódios e dores do processo eleitoral. Não é sem razão.

A decisão do CUn, em tese, não poderia ser outra que não a de respaldo ao plebiscito que disse não, com 70% dos votos. Mas, as forças conservadoras da universidade estão em polvorosa e já ninguém mais sabe o que pode acontecer.

Para a sociedade, que é sistematicamente inoculada com a informação ideologizada de que, se não privatizar, o HU fecha, fica a outra informação: o HU pode continuar e ficar ainda melhor se a administração atual, juntamente com o novo reitor eleito, se unirem e buscarem o apoio dos municípios e do estado. Juntos, eles podem pressionar o governo e garantir os trabalhadores e os recursos.


Se o HU privatizar, aí sim é que as portas se fecham para os mais pobres. Ouçam os velhos "arautos da desgraça". Aqueles que gritam do alto da montanha, avisando do perigo. Eles sabem o que dizem. Nada de bom pode vir se a saúde for entregue aos empresários da doença. A saída é política, é de união das forças. 


domingo, 15 de novembro de 2015

Como governa Alckmin




















Palavras do professor Edivan ( Professor espancado por policiais na ocupação de uma escola no Jardim Angela- São Paulo)

Não é o corpo que dói 
Não são os braços marcados pelas algemas 
Não é a cabeça inchada pelos golpes ...e nem é a dor da vergonha por sair algemado como um criminoso num carro da polícia ...algo que em tempos que o tempo não me deixa esquecer, prometi aos meus pais que jamais aconteceria. 
Minha revolta nem é contra a PM ...contra policiais, trabalhadores que se veem convertidos a engrenagens de um sistema cruel que converte trabalhadores em algozes de trabalhadores. 
Minha dor é a dor que corrói as entranhas de uma sociedade doente , onde defender o justo , o correto, o digno e o óbvio constitui um crime. 
Não invadi a escola 
Não destruí uma ponta de lápis do patrimônio público 
Não estimulei violência de qualquer natureza 
Não me satisfez ver sangue num espaço que deveria estimular sonhos . 
Amo a profissão que abracei 
Amo a possibilidade de dialogar com vidas de estimular seus potenciais, seus sonhos e seu desejo inalienável e sagrado de ser feliz. 
Há tão poucas décadas reconquistamos o direito a voz que pode dizer ... 
Há tão poucas décadas nossas escolas puderam provar o gosto doce da liberdade , da criticidade e do debate democrático. 
Que a nossa geração não permita que isto morra ...que escolas sejam espaços de diálogo , de debate, de tensões (a unanimidade é perigosa) ...que a comunidade escolar (estudantes , professores e gestores) possam construir ...e construção meus amigos , não é silêncio, não é cerceamento, não é intimidação. 
O que me dói, de verdade ...no corpo e na alma ...é ser um educador , num estado em que a educação pública agoniza ...e se debate em medidas paliativas, implementadas de forma unilateral e autoritária. Agradeço imensamente a todos que de um modo ou de outro externaram apoio e solidariedade num momento tão difícil 
Agradeço o carinho de colegas, país e estudantes que tanto amo !! 
Que o retrocesso e o obscurantismo não encontrem morada nestes dias em que fomos agraciados com a vida! Muito Obrigado ! 
Estou bem e em casa. Vida que segue ...luta que não pode retroceder!