segunda-feira, 16 de março de 2015

E lá vêm as Olimpíadas...


























O Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) publicou no ano passado dois importantes livros para pensar os grande eventos esportivos que acontecem no mundo, particularmente a Copa do Mundo, que em 2014 foi no Brasil, e as Olimpíadas, que virá para nosso país em 2016.

O primeiro deles é o "Copa do Mundo na África do Sul: um legado para quem?", organizado pelo sul-africano Eddie Cottle, que esteve nas Jornadas Bolivarianas - 9 edição , encontro anual do Iela que discutiu os mega eventos. Nesse trabalho, vários estudiosos do tema apresentam análises profundas sobre o que ficou de legado para o povo da África do Sul, a realização da Copa do Mundo por lá. Toda a história da organização do evento e os resultados são muito parecidos com o que aconteceu no Brasil.

O segundo livro é o "Megaeventos Esportivos - suas consequências, impactos e legados para a América Latina", organizado por Paulo Capela e Elaine Tavares, que reúne as conferências da Nona Edição das Jornadas Bolivarianas, com reflexões sobre quais são os interesses que perpassam a realização desses grandes eventos do esporte.
A leitura desses dois livros pode ajudar na formulação de um pensamento crítico acerca das Olimpíadas que já se aproximam.

Os livros podem ser encontrados no Iela. Faça seu pedido pelo email: iela@contato.ufsc.br        

Nenhum comentário: