quarta-feira, 23 de julho de 2014

Falastin Horra!

Palestina Livre. Ato em Florianópolis. 

terça-feira, 22 de julho de 2014

Com deus...


Nietzsche dizia que só os fracos precisavam de deus. E ele estava certo. Quando tudo se desmorona, quando a perplexidade é tudo que temos, tentamos, de toda forma, encontrar alguma coisa em que nos segurar. Porque tem dias que a noite é foda, como diz um velho dito popular. E mesmo carregados de certezas e racionalidades, momentos há em que o chão se abre e tudo o que é vida em nós se esvai. Envoltos em escuridão, ficamos frágeis e sós. É aí que inventamos deus. “O medo criou deus”, insiste Feuerbach. E assim, depositamos nele todas as coisas boas que existem em nós, como a virtude, a bondade, a alegria, como se nós mesmos não pudéssemos ser esse ser perfeito.

Hoje, depois de mais um dia de horrores, acompanhando as notícias na Palestina, onde crianças estão sendo dizimadas, onde uma deputada de Israel diz que gostaria de ver mortas todas as mães palestinas, onde jogam fósforo para que as pessoas morram, sem ar, sinto-me sem chão. Não consigo pensar, como Feuerbach, que nós, como raça, poderíamos, com nossas belezas, criar um mundo bom de se viver.  Busco isso todos os dias, mas horas há, como essa, em que tudo esboroa. É quando preciso de uma rede onde encostar meu sofrer.

Assim, na impotência e na fraqueza, me agarro em deus. “Deus é uma saudade daquilo que é mais bonito em nós”, dizia Ruben Alves. E é nessa beleza que busco amparo. No céu do Campeche brilham as “três marias”, tão distantes. Mais à esquerda procuro o “ñandu”, a constelação da Ema, do povo guarani, que resplandece no inverno. Com as retinas carregadas de mortos canto um mantra sagrado que repete que tudo é amor... Bava Nam Kevalam... Acendo velas, deixo que o incenso suba até o céu ligando minha alma triste com essa perfeição inefável. Quanto necessito dessa ilusão de que somos bons.

A vida é um sopro, o mundo é um jardim. Deveríamos estar por aí, brincando. Mas, não! Estamos perdidos de nossa beleza, andamos no caos. E assim, na fraqueza da minha humilde humanidade cola-se esse deus, fraquinho também. Nada pode contra Israel ou a polícia do Rio que igualmente dizima a juventude negra e pobre. E ali, na noite campechiana, ficamos nós, abraçados, em lágrimas.

Sim, eu confesso, perdoe-me Nietzsche, preciso desse deus, essa saudade de belezas. É o que me faz retomar a vida e seguir adiante. Acreditando, firmemente, que haveremos de nos reencontrar com a maravilha que podemos ser.


segunda-feira, 21 de julho de 2014

Solidariedade com os palestinos



DIA 23 DE JULHO DE 2014 - Quarta-feira
HORA - das 14 às 16 horas
Local - Esquina Democratica - Rua Felipe Schimidt esquina Deodoro - Centro de Florianopolis

Ponto de Encontro - as 14 horas na Mesquita - Rua Felipe Schimidt, 390, edificio Zahia para a Marcha de Solidariedade ao Povo Palestino
Informaçoes - Khader 48 - 30257979

PALESTINA LIVRE
Ato em Solidariedade com Gaza
Gritamos Não ao Genocídio em Gaza

23/7 - 14 horas – Esquina Democrática – Florianópolis

A comunidade Árabe em Santa Catarina com apoio dos solidários Brasileiros estão realizando este Ato em Defesa da Palestina condenando e repudiando energicamente as agressões que o fascismo Israelense vem praticando contra os palestinos de Gaza. Estas agressões começaram no inicio de julho sob o pretexto Israelense de que três colonos judeus foram capturados na região de Hebron. Nenhuma força politica assumiu a autoria do sequestro, mesmo assim o governo sionista de Israel acusou Hamas pelo ato e iniciando uma forte repressão em Gaza.

Gaza tem 350 km2 e 1,6 milhões de habitantes vivendo de forma precária com o cerco israelense. As brutais ações de Israel estão massacrando os palestinos, gerando dias de violência sobre um povo indefeso.
Últimos dados revelam 554 mortes de civis palestinos, sendo 228 crianças e 175 mulheres, 3645 feridos e 2760 casas destruídas. Sofrimento de um povo abafado pela mídia que priorizou a Copa do Mundo.

Hoje nosso grito é de solidariedade ao heroico povo palestino que resiste ao genocídio israelense e defende seu Solo Pátrio da invasão Sionista. Todo nosso respeito aos mártires palestinos, em especial a família de MOHAMMAD KHOIDER, um jovem de 16 anos, que foi sequestrado em Shofat, bairro de Jerusalém, por cinco colonos israelenses. Este jovem foi espancado ate perder a consciência quando enfiaram uma mangueira na garganta e encheram o estomago com gasolina e atearam fogo, queimando-o vivo.
Estas atrocidades alertam a humanidade da ameaça que o fascismo Israelense representa.

Chega de mortes e ataques em Gaza!
Chega de derramamento de sangue de civis e inocentes.
Condenamos as agressões do Estado Terrorista de Israel
Este é o momento de romper o silencio do mundo e defender os direitos do povo palestino!

Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino
comitepalestinasc@yahoo.com

Palestina livre!
Viva a Intifada! Resitência até a vitória!
Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino
"Um beduíno sozinho não vence a imensidão do deserto, é preciso ir em caravana"
www.vivapalestina.com.br
www.palestinalivre.org