sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Vá para casa ou preso!


Conhecida como uma das capitais europeias mais descoladas e abertas do mundo, Londres vive seu momento “treva” a partir de uma campanha realizada pelo Ministério do Interior britânico. Dispostas a se livrar dos indesejáveis imigrantes, as autoridades criaram uma campanha que tem como lema uma violenta ameaça: “Vá para casa ou enfrente a prisão”. Assim, desde há semanas circulam pelos bairros londrinos várias camionetas com grandes cartazes contendo essa advertência, com o “singelo” discurso de ajuda aos que estão em situação ilegal. A proposta das autoridades é amedrontar os imigrantes com a ameaça de prisão e fazer com que eles se apresentem para uma deportação “sem traumas”.

O tema virou assunto nos jornais e mesmo os liberais estão de acordo de que esta é uma campanha estúpida e ofensiva.  Até Nigel Farage, líder do Partido da Independência, que defende a ideia de que é preciso frear a imigração e fechar as portas à União Europeia declarou que a proposta da campanha é repugnante e geradora de medo.

Ainda assim, passadas mais de duas semanas, as camionetas seguem rodando, visando “limpar” as ruas daqueles que chegam a Grã Bretanha para buscar vida melhor. Entre os “indesejáveis” estão principalmente os habitantes de antigas colônias inglesas na África e Ásia que, de uma forma ou de outra, estabeleceram laços com a metrópole. Mas, o recado é claro: os britânicos podem invadir as terras, roubar as riquezas e tudo mais. Mas os povos invadidos não podem se arvorar a querer viver em Londres ou outras cidades britânicas. Para esses resta o que se vê: ameaças, prisão e deportação.

Nenhum comentário: