segunda-feira, 15 de abril de 2013

15 de abril de 1961 – primeira derrota do imperialismo em América Latina


Cuba havia vencido a ditadura de Fulgêncio Batista em 1959 e começava sua caminhada rumo a outra forma de organizar a vida. Fidel Castro dava sinais de que se acercava do socialismo. Assim, poucos meses depois da posse de John F. Kennedy, o governo estadunidense, apoiado na estratégia da CIA e aliado a exilados cubanos que queriam depor o governo revolucionário da ilha, decidiu invadir Cuba através da Baia dos Porcos. Treinados pelo exército estadunidense cerca de 1.200 exilados cubanos acabaram vivendo um fragoroso fracasso.

A operação, montada nos Estados Unidos, era chamada de “operação Mangusto” e tinha por objetivo assassinar o líder Fidel Castro. Ocorre que uma ação dessa natureza já era esperada pelos revolucionários, sobretudo por Che Guevara, que já tinha vivido situação semelhante quando estava na Guatemala e viu a ação da CIA contra o governo de Jacobo Arbenz.  


A batalha que ficou conhecida como “A batalha de Girón”, durou três dias e terminou com a maior parte dos agressores capturados  pelo exército revolucionário cubano. É que John Kennedy acabou não enviando  seus marines para ajudar na batalha, temendo envolver o seu governo de forma muito visível. Depois dessa descarada agressão, Fidel Castro anunciou no dia 16 de abril, num discurso histórico, a vitória sobre o imperialismo e o caráter socialista da revolução.

Nenhum comentário: