sábado, 6 de outubro de 2012

A música do Pará



Esse brasilsão é mesmo uma maravilha. Em cada cantinho se esconde a beleza de uma cultura multifacetada, misturada, mestiça. E a música é um dos espaços onde essa cara brasileira consegue se expressar com infinita claridade. No norte, na região do Pará, vive uma dessas coisas lindas, capazes de nos enternecer até as lágrimas: Nilson Chaves.


Apesar de já ter andado tanta estrada numa larga carreira, esse poeta dos rios e da vida marajoara, não toca nas rádios, não aparece na televisão e tampouco é o queridinho das gravadoras. O motivo não é outro senão a riqueza de sua poesia, a delicada mirada do seu espaço geográfico, esse norte tão desconhecido no sul. Através de sua voz, Nilson conta as histórias do boto dos rios da Amazônia, do povo ribeirinho, das gentes do Pará, do açaí, do tacacá, o cotidiano de Belém, da beira do Guajará.


Nilson vai nos guiando pelas veredas úmidas do norte, na ternura do toque do violão, na delicadeza da voz, com aqueles seus olhos de rio. Impossível ouvir suas canções e não sentir a vastidão do mundo amazônico, naquilo que ele tem de grandioso e de especial. A música desse gigante do Pará é para ser ouvida assim, no final da tarde, enterrado na rede, mirando o pôr-do-sol.


Aqui vai um pouquinho dessa beleza, com outro monstro da música do norte, Vital Lima. Para conhecer e nunca mais deixar de ouvir.


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A democracia em Cuba



Quem já não ouviu através dos meios de comunicação o mesmo repetido mantra de que em Cuba não há democracia? Pois o Núcleo de Estudos em Práticas Emancipatórias, do curso de Direito da UFSC, em parceria com o IELA, promove a conferência da professora Mylai Burgos Matamoros, da Universidade Nacional Autônoma do México, sobre o sistema jurídico político revolucionário cubano. Uma boa oportunidade para conhecer esse sistema que não tem como ser comparado com a democracia neoliberal burguesa, através da qual se costuma olhar a Cuba revolucionária.

Mylai é licenciada em Direito pela Universidade de Havana, com mestrado na Universidade Nacional Autônoma do México. Atualmente finaliza seu doutorado na mesma universidade mexicana onde também dá aula.

A conferência acontece no dia 15 de outubro, no Auditório do CCJ/UFSC, às 10h.

Mais informações: 37216483  ou 37216742


quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Campeche em luta

Por decisão do Núcleo Distrital do Campeche moradores realizaram ato em frente `a Câmara de Vereadores contra a alteração de zoneamento que permite a construção de prédios mais altos. A coisa esquentou... mas a comunidade ficou firme!!! Veja o vídeo


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Campeche protesta contra alteração de zoneamento

Seguindo orientação tirada na reunião do Núcleo Distrital do Campeche, moradores do Campeche fizeram um ato de protesto em frente à Câmara de Vereadores de Florianópolis, contra a votação que alterou o zoneamento da cidade em vários bairros. A sessão foi feita de forma irregular, sem que fosse seguido o regimento interno da casa. Além disso, as comunidades envolvidas não foram ouvidas. Os moradores do Campeche protocolaram um documento no qual revindicam que a alteração seja revertida. Amanhã matéria completa. Agora, uma pequena mostra do ato em imagens... O ato teve a participação solidária de representante do Mosal, do Pântano do Sul.

No compasso da Primavera...

Banda Compasso Aberto no Ato da Primavera, em defesa da Ponta do Coral... Paulo Renato Venuto no sax... Denise de Castro, Silvia Beraldo e demais componentes da banda...