segunda-feira, 7 de maio de 2012

Padaria do Alemão


Não há aventura maior do que flanar pela cidade, entrando nos mais escondidos becos, desvendando ruelas, descobrindo lugares. Há uma vida, tão intensa, muitas vezes escondida, porque longe das tradicionais vias. Por exemplo, avançando a Conselheiro Mafra para além do prédio da prefeitura encontramos alguns espaços de armarinho, de roupas usadas, de embalagens, perfumes, mundos mágicos esperando ser vivenciados. Por ali há que se andar com vagar, sentindo os cheiros, ouvindo os sons.

Mais na frente achamos uma padaria, onde o atendimento é dos melhores. Uma juventude alegre, cheia de energia, que te olha nos olhos e te atende com prazer. Coisa bem rara de se ver no comércio de Florianópolis. Ali, a gente se sente em casa, tomando café com leite e pão com manteiga, sem que ninguém te observe com olhos estranhos e ar blasé.

Os trabalhadores dizem que o dono é gente muito boa. Ao que parece conseguiram ali uma boa relação entre capital x trabalho. E, olhando para ele, chamado de “Alemão”, a gente percebe que até pode ser possível. Ele tem o riso fácil, a cara boa, trata bem a gurizada e deixa os fregueses bem à vontade. A padaria é simples e tem um nome óbvio: Padaria do Alemão. E, ainda que longe do centro, vale a pena dar uma pernada até lá para conhecer a alegria das gurias e dos guris do balcão. Para nós, da Pobres, já é a nova padaria favorita.




Nenhum comentário: