sábado, 9 de abril de 2011

Anitápolis: a próxima vítima

O velho Marx já dizia que o capitalismo destrói tudo por onde passa. Destrói as pessoas e a natureza. O povo da cidade de Anitápolis está em luta contra a criação de uma fosfateira na cidade que vai derrubar mata nativa e acelerar o processo de destruição da fauna e da flora da região. Veja o que pode morrer e faça algo. Defender a Pachamama (mãe terra) é tarefa de cada um. Um planeta é um corpo vivo. É de nossa responsabilidade.


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Histórias do Transporte Coletivo I

Era uma vez um tempo em que se fazia o trajeto da UFSC para o Campeche (25 km) em uns 45 minutos. Dez minutos até o armazém Vieira, mais uns 35 até o Campeche em linha direta. Então, a dona Angela criou o transporte desintegrado. Agora, pegam-se três ônibus. É preciso ir da UFSC até o Centro (20min), depois esperar uma meia hora para pegar um ônibus em que se possa ir sentado (já se vão 50 min). Então pega-se o engarrafamento na área do elevado (mais uns 15 minutos parados), fora os 40 que se leva para fazer todo o transcurso, recheado de trechos engarrafados. Chega-se então ao Terminal do Rio Tavares, onde se espera mais uns 25 minutos para pegar o Castanheira. Se der sorte de pegar o Gramal, chega-se em casa em mais uns 10 minutos, mas se for o Eucalipto lá se vão mais uns 45 minutos.


Logo, a odisséia de se ir do trabalho até em casa dura mais de duas horas. E vice-versa. O que significam quatro horas do dia perdidas nas incompetências do sistema desintegrado. Tá bom assim, ou tá difícil? Eu já estou reivindicando isso em hora extra. E penso que todo trabalhador deveria fazer o mesmo!!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pobres promove Outono Poético


Já saiu a edição 26 da melhor revista de reportagem do sul do Brasil: a Pobres & Nojentas. Ela circula com reportagens sobre Florianópolis e o especial "P&N na América Latina", com relatos construídos a partir de viagens ao México e Argentina, além de crônicas, artigos e poesias. A partir desta edição contamos com um novo companheiro, o poeta Uby Oliveira, que divulgará seu trabalho na contracapa da revista como parte do projeto "A poesia nos bares da Ilha".

Assim, convidamos os amigos para prestigiar a performance poética de Uby, que batizamos de "Outono Poético". A atividade será no dia 15 de abril, sexta-feira, às 20 horas, no Boêmia Bar e Petiscaria, localizado na Travessa Ratcliff , n. 172, Centro, Florianópolis. Não perca mais esta atividade da P&N com a parceria do poeta Uby! É a Pobres, unindo as propostas alternativas de comunicação em rede, para que um dia nossa palavra possa ser hegemônica.