quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Abdon!!!



No Centro Sócio-Econômico da UFSC, por onde circulam centenas de alunos dos cursos de Economia, Serviço Social, Administração, Contábeis e até do Direito, duvido que exista alguém mais bem informado do que Abdon. E ele nem aluno é. Atende na lanchonete Assim Assado, que fica na entrada do Centro. Chega todos os dias às 10h e já tem o resumo completos dos fatos que estão na crista da onda mundial. Compreende a política venezuelana, sabe das crises da vida boliviana, conhece os ideais de Bolívar, acompanha todos os acontecimentos na África árabe, sabe das mazelas do continente negro, discute a política nacional, faz críticas à revista Veja (reduto da mentira) e aos meios televisivos. O Abdon sabe tudo.

Não bastasse tudo isso ele ainda é flamenguista. E discute tudo sobre o time, apaixonado e desprovido de qualquer razão, como bem cabe a um fanático torcedor. Com ele não tem tempo ruim. Está sempre alegre e disposto a um bom papo. Ente um salgado, um café, uma torta, ele aprende e ensina. É uma dessas pessoas capazes de tornar o mundo mais bonito.

Todos os dias eu compro meu pão com manteiga e tomo minhas lições diárias com Abdon. Com ele compartilho idéias e risos. Coisa cada dia mais rara de acontecer. Hoje de manhã eu cheguei e perguntei: - E aí Abdon, qual é boa? E ele, abrindo os braços, no seu jeito expansivo: A China vai salvar a Europa. Por essa nem Mao Tsé Tung esperava, não?

E assim é o Abdon, um jornal ambulante. Mas, alto lá. Não é qualquer jornal. É crítico e formador. Coisa rara também!

Nenhum comentário: