quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cuba vive também no Rita Maria


Exposição da artista plástica Diana Román Durante mostra a beleza da vida cubana

A vida cultural da cidade de Florianópolis é uma pobreza de dar dó. São poucos os espaços onde os artistas iniciantes podem expor seus trabalhos. Ou existem as galerias (poucas) já consagradas e que só expõe os de sempre, ou nada. Os pintores precisam mendigar espaços para poder colocar sua arte diante do povo. No terminal de ônibus Rita Maria existe um espaço de exposições, que infelizmente é bem pouco conhecido, assim como pouco visitado. Apesar de estar num lugar de muita movimentação, o espaço fica no segundo andar aonde a pessoa só chega se for muito bem orientada. De qualquer forma é um espaço para a arte e se as gentes sabem que ali há coisas belas para serem vistas, lá comparecem e se deliciam com imagens que não teriam condições de conhecer, uma vez que a arte também é cada vez mais elitizada.

Pois está em exposição, até o dia 29 de abril, o trabalho da artista plástica espanhola Diana Román Durante, que, vivendo no Campeche, alça seu olhar para as coisas da América Latina, propondo-se a imortalizar cenas do cotidiano destas nossas terras. As obras em exposição contam um pouco da vida em Cuba, no Caribe, por onde ela andou com os olhos pregados na vida real, que se expressa nas ruas e nos muros. Os quadros são feitos usando a técnica de colagem/pintura e remetem à beleza, à cor e à paixão do povo latino-americano. Um trabalho de fina sensibilidade que vale a pena conferir.

Artista: Diana Román Durante

Exposiçao: Passagem por Cuba

A mostra conta com uma serie de trabalhos da passagem da artista por Cuba, a ilha livre do Caribe. Os quadros retratam a cultura cubana com colagem de pinturas dos muros que, na capital Havana, falam em letras garrafais.

Pintura e xilografia

11 de abril a 29 de abril. Segundo andar do Rita Maria

Das 8.00 horas às 19.00 horas.

Um comentário:

Sandra disse...

É lamentável, mas acontece de as grandes galerias somente exporem obras de artistas que não "se misturem" com o povo. Se um artista, mesmo que seu trabalho seja maravilhoso, colocar suas obras num espaço "mais modesto", com certeza ele sofrerá represálias e nunca mais terá acesso às galerias "da elite"
Pensamento pequeno, cultura para poucos!!!!